Sobre

Tudo começou com os alimentos agroecológicos

Todo alimento agroecológico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É  resultado de um processo de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (águas, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para alcançar este objetivo é preciso um longo processo que inclui desde aspectos filosóficos até estudos de agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras áreas. O mais importante é a decisão do caminho e se colocar dentro dele.

Assim, a Família Orgânica reúne produtores que estão em diferentes fases do caminho mas têm feito uma opção pelo bem do planeta, a humanidade e principalmente sua própria família.

O nome Família Orgânica reflete a consciência de sermos TODOS UM e de nossa vida estar diretamente conectada com todas as escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia.

Pupin e Alejandra
Idealizadores da Família Orgânica

Quem somos

Família Orgânica é o encontro de sonhos e ações para um mundo melhor.

Nasceu do amadurecimento de ideias e crenças que Pupin e Alejandra mantinham nas suas vidas pessoais.

Como tantos casais que partilham presente e futuro, idealizavam o momento no qual fariam a escolha pela vida no campo. Mas, em 2005, avaliaram que não era preciso esperar um futuro tão longínquo, mas tomar uma decisão.  Nesse ano iniciaram a busca do espaço para sua nova vida, e em janeiro de 2006 (de uma forma totalmente fora do planejado) estavam se mudando para a Fazenda Santa Fé, em Campinas, na estrada velha de Jaguariúna. Nesse tempo, ainda nem existia formalmente a Família Orgânica.

A mudança de vida os levou à compreensão, de inúmeros processos que já faziam parte de suas vidas. Foram anos de intenso crescimento e no meio desse caminho nasceu a Família Orgânica.

A demanda dos amigos e colegas de trabalho pelos produtos da fazenda e o encontro com os sitiantes vizinhos, foram gestando os primeiros passos da empresa.

O começo foi a venda de um maço de almeirão no dia 26 de junho de 2006 para uma colega de trabalho. A partir daí tudo foi crescendo e sempre na expectativa de ser muito mais que venda de produtos agroecológicos, mas um complexo de ações que revelasse a busca de caminhos mais íntegros de vida em comum.

Nesse andar existiram muitos amigos que apoiaram, clientes que estão juntos desde aquele primeiro momento até hoje, acreditando e confiando na opção de vida feita. Também passaram muitos parceiros, alguns que continuam na luta e outros que desistiram, pois os custos de um trabalho desses exige opções maiores de tempo, esforço, organização e recursos mil.

A Família Orgânica hoje

Hoje, a Família Orgânica é um empreendimento familiar focado na sustentabilidade, no respeito ao meio ambiente e às pessoas. Comprometida com sua filosofia de vida, presta serviços de assessoria, produção, colheita, comercialização, cursos e vivências rurais.

Através da parceria com outros produtores rurais, a Família Orgânica está construindo uma rede sólida de pessoas que cultivam agroecológicos e que também compartilham dos preceitos da Agricultura Natural, Sintrópica e Biodinâmica.

Em nosso campo de produção, em Piracaia (SP), produzimos a maior parte de nossas mudas e sementes, além de nos servir das técnicas agroflorestais de manejo do solo e do ambiente que nos cerca.

Além de produzir e assessorar quem está começando sua produção, estamos ajudando na formação de uma cidade orgânica, através da Associação Piracaia Orgânica e da participação na Associação de Produtores Rurais de Piracaia.

Para quem está interessado no segmento agroecológico, instituímos o Programa de Empreendedorismo Orgânico, com consultorias personalizadas.

Alguns de nossos objetivos

– Viver em sinergia com escolhas agroecológicas e de sustentabilidade;
– Participar de movimentos, grupos e iniciativas sociais de crescimento da cultura orgânica, agroecológica, sintrópica e agroflorestal;
– Contribuir para o desenvolvimento de ações educativas e de saúde que busquem maior qualidade de vida.